sábado, setembro 30, 2006

Para Andréia

A Andréia deixou um comentário que me deixou muito feliz. É muito bom saber que as receitas que tenho postado inspiram outras pessoas!
Ela me pediu para dar sugestões de utensílios que uso aqui. Não sei em que área você tem mais interesse, Andréia, por isso vou colocar um pouco de cada coisa: bolos, pães e culinária geral.





Cortadores de biscoito, tem vários modelos nas lojas de 100yen (tipo R$1,99).
Ralador metálico. Não sei se tem aí no Brasil, mas minha tia encomendou uma vez. Bom para ralar gengibre e casca de limão.





À esquerda, vasilha para peneirar farinha. É só ir apertando uma alavanca na asa e a peneira de dentro vai virando sem você precisar ficar chacoalhando a mão.
À direita, boleador de sorvete, zester para fazer raspinhas de limão ou laranja e cortador de biscoito.





Espátulas de silicone à esquerda e pincéis para pincelar ovo no pão ou molhar calda no bolo.




Forma de bolo em forma de margarida e utensílios para fazer oniguiri.





Forma para muffins metálica e em papel. Estas de papel também se encontram em lojas de 100yen.




Balança digital e forma para pão com tampa.




À esquerda, forma para madelaines. À direita, caixa da minha panela de pressão. Esta aqui é a melhor panela de pressão que já vi. Tenho ela desde que cheguei aqui, 15 anos, e nunca precisou trocar a borracha. Outra vantagem é que cozinha em menos tempo que as panelas do Brasil. Minhas colegas de trabalho que trouxeram panela de pressão do Brasil, comentam que levam de 15 a 20 minutos para cozinhar feijão. Nesta aqui, levo 5 minutos. Se deixar 2 minutinhos a mais já derrete todos os grãos. Andei procurando pelas lojas de departamento por aqui e não encontro mais deste modelo. É uma pena, mas pede para o seu namorado dar uma vasculhada em Hamamatsu, quem sabe...

Outras coisas que acho que você pode gostar são: panela de cerâmica para fazer nabe, garrafas térmicas daqui que mantém mesmo a temperatura da bebida, rolos de papel alumínio, filme plástico e papel manteiga. Quando estive no Brasil da última vez fiquei brigando com os rolos porque não têm cortadores. As panelas woks para preparar comida chinesa também são bem interessantes, assim como as panelas de cozinhar arroz.
Não sei se consegui atender ao seu pedido, Andréia, mas qualquer coisa volte a me perguntar, por favor!

15 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

quanta coisa legal, Akemi!!
eu tenho uma panela de essao brazuca. faz tempo que nao uso. beijao!

Karen disse...

Essa forma de margarida é linda! Gostei dos seus utensílios, eu tenho bem pouca coisa...

Akemi disse...

Fezoca, aqui também uso só de vez enquando para cozinhar sopa e feijão.

Karen, este negócio de utensílios é uma coisa que não tem fim. Sempre você acha que vai precisar, compra e no final fica esquecida na gaveta...rs Agora estou investindo nas formas de bolo, tem cada uma mais bonita que a outra. Quando estive no Brasil, senti falta disso, opções de formas. Só tem de pudim, redonda e retangular aí ne?

miki w. disse...

akemi, amei o peneirador de farinha! peneirar farinha é sempre um servico um pouco chato, espalha pó pra tudo quanto é lado, por mais cuidado que eu tenha :-p.
apesar de ter ascendência, eu nunca tive lá muita vontade de conhecer o japão, mas há algum tempo essa vontade apareceu e só tem aumentado. tenho me interessado bastante por cultura japonesa tb!
do jeito q eu gosto de lojas de 1,99, fico me imaginando aí no japão! acho que eu ia enlouquecer... coisinhas pra cozinhar, tralhinhas de mangás/animês, roupas coloridas e diferentes, papéis maravilhosos, tecidos diferentes... aiaiai.
diz um amigo - quase às gargalhadas - q eu não ia nem conseguir sair do aeroporto: meu dinheiro ia acabar antes hahahaha.
adorei saber de coisas do quotidiano japonês, obrigada por compartilhar conosco!
bjs, miki

Akemi disse...

Miki, antes de vir pra cá também nunca tive curiosidade ou vontade de saber mais coisas sobre nossa cultura. É engraçado, mas a situação apertou e cá estou eu faz 16 anos aqui! Pois é, estes utensílios são apenas uma pequena parte do que possuo, é tanta coisa que meu marido fica desesperado quando compro mais uma coisinha! rsss É tudo tão apertado aqui, não tem lugar mais para guardar minhas tranqueiras de cozinha!
Acho que você iria enlouquecer mesmo aqui com todas as coisas que encontramos nos 100yen e seu marido iria ficar mais doido ainda com o dinheiro escoando! kkkkk
Legal saber que vc tem vontade de vir para cá! Bom domingo, Miki! Beijos!

miki w. disse...

hahahaha, coitado! mas eu tenho uma peculiaridade: sou perdulária (bom, até q agora estou + controlada), mas o q eu adoro é comprar coisas baratas - rs! sabe aquela coisa de garimpar e achar algo pra quem ninguém daria valor ou q ninguém teria saco de ficar "garimpando"? é isso q eu + gosto - rs! bom, cada louco com a sua mania né!
puxa... esqueci-me de comentar no post anterior... 16 anos! é bastante tempo! bom, já deve ter se acostumado depois de tantos anos né? eu não sei se eu me acostumaria a viver por tanto tempo em outro país. eu AMO o brasil! bjs, miki

Anônimo disse...

Ah Akemi,é um vício dos melhores. É engraçado como nos empolgamos com esses utensílios.Bem,aqui nao se acha formas e fico brava porque as poucas que têm ainda vem sem metragem. Essas forminhas de papel, achei tao fofas isso sem contar o peneirador de farinha..

Akemi disse...

Miki, vim aqui com a intenção de ficar 2 anos e estou até hoje! Também amo a nossa terrinha, mas infelizmente não pudemos permanecer pelas condições econômicas.
Acho que você ia se divertir bastante então nos 100yen daqui, fora as lojas de segunda mão, tem cada coisa!

Renata, não posso entrar no departamento de cozinha e de comidas que esqueço da vida! rss

miki w. disse...

:) akemi, admiro sua coragem! quem me dera eu fosse assim tão corajosa, sou o maior bebê chorão - rs.
bjs, miki

Karen disse...

Akemi, é verdade, não há quase nenhuma opção de forma, as mais interessantes são importadas...

Akemi disse...

Miki, não é coragem, é necessidade! rsss

Karen, as formas importadas são muito caras?

Karen disse...

São mais caras, mas depende de onde vc vai comprá-las. Em SP deve haver mais opção, ouvi dizer que há uma rua por lá só com lojas de produtos para a cozinha! Já pensou?

Anônimo disse...

Akemi, adorei os seus utensílios!
As forminhas de papel parecem as forminhas de panetone daqui. Fiz uns minichocotones recheados no Natal passado em forminhas parecidas com essas (os minichotones tinham 100g cada).
A balança não é tudo de bom? Não faço nada sem a minha.
As formas de bolo aqui não se encontram em qualquer lugar. Mas há lojas especializadas em artigos para confeitaria que possuem variedade.
Em Moema, há a Barra Doce - não é uma loja muito barata, mas tem coisas lindas e diferentes. E eles tb vendem pela Internet: www.barradoce.com.br
Às vezes vale a pena ligar e perguntar sobre algum produto, pq o catálogo do site é quase nada perto do que tem na loja.
Faço bolos para vender e comprei bastante coisa por lá.
No Ipiranga, tem a Chocolândia - um pouco mais acessível nos preços, mas com menos variedade.
Espero que estas informações ajudem quem precisa comprar coisas diferentes.
Um beijão!

Anônimo disse...

Ola, Akemi! Ohissashiburi....
Fiquei encantada! Vc guarda a caixa da panela de pressao????Sugoi!Eu tbm tinha uma ate 2 meses atras, comprei logo que cheguei aqui, logo, tem a mesma idade da sua...rsrsrs. Infelizmente tive q me desfazer dela pq agora meu fogao eh eletrico ai precisei comprar outra adequada ao fogao, mas que nem se compara aquela panela velhinha, de marca francesa que eu adorava e agora nao encontro mais...sniff, sniff. Vou continuar procurando...Adorei seus utensilios, em especial o zester. Parece q ha muita diferenca com o ralador, ne? Amei tbm suas forminhas de mufins! show!
Uma otima semana p vc, querida!

Akemi disse...

Mamy, não tinha visto este comentário mesmo! Sorry! Nesta caixa da panela de pressão eu guardo minhas fitas K-7! Relíquias! kkkkk
Pois é, não encontro mais esta panela de pressão e compramos uma da T-fal, mas ainda não testei para ver se é boa.
Fogão elétrico! Que chique!!!! Deve aquecer por igual a panela ne? Aqui eu tenho que ficar remexendo na comida toda hora pq queima mais de um lado!
Olha, amiga, adorei o zester. Se você não tem ainda, recomendo!
Comprei umas novas formas de silicone, mas ainda não testei para ver se são tão boas quanto o pessoal fala por aí.
Amanhã já é sexta, ebaaaaaa! Quer dizer, é quinta mas sexta vai ser yasumi da fábrica então já considero amanhã sexta! rsss
Beijos e uma ótima semana pra ti tbm! Comemorem bastante! ;-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails