quinta-feira, setembro 28, 2006

Tofu



Esta é a melhor maneira de saborear tofu, na minha opinião! Muito gengibre ralado, cebolinha picada, lascas de bonito seco e shoyu.
O tofu precisa ser do tipo extra soft (kinugoshi) e geladinha. Existe outro tipo, mais consistente (mômen) que é indicado para o preparo de pratos quentes como mabôdofu (tofu refogado com molho picante) ou misso shiru (caldo de missô).
Gengibre fresco ralado na hora, nada dessas bisnaguinhas de gengibre ralado, por favor, que não têm nenhum sabor!
Lascas de bonito: tem dos flocos miudinhos mas uso estas maiores que são bem mais saborosas!
Shoyu de boa marca, sempre! Tem quem ache que é tudo igual, mas em pratos onde você come o alimento cru, como este aqui, o sabor do shoyu é importantíssimo!
Por último, uma grande novidade para mim. Estávamos comendo filé de peixe e costumamos regar com suco de limão. Pois bem, deixei a minha fatia de limão repousando no pratinho de tofu e, surpresa! Ficou muito gostoso! Não diria para espremer o limão no tofu, mas umas lasquinhas sobre ele caem muito bem!

14 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, eu AMO tofu, poderia comer todo dia. Essa dica do gengibre vai ser usada! eu nao sei muitas receitas com tofu geralmente eu frito e rego com um molho teriaki, eh so. beijao!

Akemi disse...

Tofu é uma delícia mesmo!
Este molho teriaki vc mesma faz? Me conta!

Karen disse...

Como gosto do tofu desse jeito! Sempre que compro fresquinho ele é comido assim! vou testar a idéia do limão!

Ana disse...

Ainda estou aprendendo a fazer tofu! Mas nunca comi assim...
Por enquanto os pratos q fizeram mais sucesso com tofu aqui em casa foram o sorvete e o mousse de chocolate! hehehe! Da p/ notar q nao somos orientais! :o)
O marido torce o nariz, mas eu e Matheus gostamos do tofu, e estamos sempre abertos a novas sugestoes e experimentos!
Ana

Anônimo disse...

eu costumo amassar o tofu, colocar shoyu e furikake... não gosto de come-lo em pedaços... japonesa fajuta... *r até meu namorado come assim... ensinei tudo errado...

Akemi disse...

Karen, não tem coisa melhor ne?
Sabe que quando estívemos em SP da última vez, minha cunhada costumava comprar um tofu delicioso feito ao estilo de Okinawa (shima tofu). Ele é mais firme e leeeeevemente salgado. Se tiver oportunidade de encontrar, experimente!

Ana, no verão comer este tofu geladinho é uma delícia! Dê uma chance ao tofu qualquer dia desses!

Márcia, não pude deixar de rir com seu japonesa fajuta! rsss
Mas vc sabe que existe um prato de tofu assim mesmo, amassado? Só não me vem o nome agora... agora colocar furikake é mesmo novidade! Mas de qualquer jeito, é um alimento saudável ne? Beijos!

Eli disse...

Que delícia de tofu, e fica tão bonita a montagem.

Akemi disse...

Obrigada, Eliana! E é muito saudável também! ;)

Karen disse...

Akemi, eu nunca vi esse tofu à venda, mas está anotado!

miki w. disse...

akemi! para vc variar um dia desses. aprendi com a minha sogra (chinesa): faça um molho com shoyu e óleo de gergelim. regue o tofu cortado em quadradrinhos. salpique katsuobushi e nori em tirinhas! hummmm bom demais tb!
bjs, miki

Anônimo disse...

ah... então não sou tão fajuta assim... *r se existe um prato assim... vou continuar... *r bom fim de semana!!!

Akemi disse...

Miki, shoyu com goma aburá tbm deve dar um gostinho ótimo ao tofu! Vou experimentar, sim! Obrigada pela dica!

Meninas, tenham todas um ÓTIMO final de semana! Beijos! ;)

miki w. disse...

;-) imagine, akemi! é um prazer dividir experiências com todas vcs!
bjs, miki

ANA BENTES disse...

OLA AKEMI ADOREI SEU BLOG ,SOU DE MARINGA ME MUDEI PARA MANAUS FAZ 3 ANOS AMO A CULTURA JAPONESA POR ISSO AGORA RESOLVI INTRODUZIR TUDO QUE PUDER DE COMIDA JAPONESA NA MINHA ALIMENTAÇAO GOSTARIA DE UMAS RECEITAS SE VC PODER ABRAÇOS BRIGADA

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails