quarta-feira, março 10, 2010

Tijimi - panqueca coreana


Olha como é irônico, quando estava no Japão sonhava com um chuchu, uma escarola, uma mandioca amarelinha... e agora que estou cá, vez ou outra vem um desejo louco de comer um refogado de nigauri com missô, tofu geladinho com shoyu e gengibre...
Felizmente, uma das grandes vantagens de se morar em Maringá é que como a colônia de descendentes de japoneses é grande, há também muitas lojas com produtos orientais e hortaliças típicas como o melão de São Caetano (nigauri), bardana (gobô), nabo (daikon), shisô, nirá, entre outros.
A vontade da vez foi este prato coreano que é acompanhado de molho bem apimentado. Faça as panquecas finas para que fique bem crocante!

1 maço de nirá
1 cebola
1/2 cenoura
1/2 xícara de queijo mussarela picadinha ou parmesão ralado
120g de farinha de trigo
30g de katakuriko (usei polvilho doce)
1 ovo
cerca de 1 xícara de água

Corte o nirá em nacos de 2 a 3 cm, a cebola em meia-lua e a cenoura em palitinhos.

Numa vasilha, misture a farinha com polvilho e junte o ovo com a água. Misture bem. Fica uma massa líquida mas consistente. Acrescente o queijo e legumes picados. Mexa bem.

Aqueça em fogo médio um pouco de óleo comum com óleo de gergelim numa frigideira. Espalhe a massa nivelando-a e deixe corar bem de um lado antes de virar e terminar de cozer.

Repita com o restante da massa. Corte em quadradinhos e sirva com o seguinte molhinho:

2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (chá) de açúcar
1 dente de alho ralado
um pouco de óleo apimentado - raayu
um pouco de óleo de gergelim
um pouco de gergelim branco levemente tostado na frigideira

Misture tudo.

19 comentários:

Figos & Funghis disse...

Que delícia de receita Akemi!!! Agora eu também vou ficar sonhando com estas panquecas até conseguir fazê-las.
Bjinhos

Marly disse...

Akemi,

Oportunamente vou fazer um apanhado das receitas orientais que você já postou e tentar executá-las. Eu tenho uma filha que é louca pelo Japão e coisas relacionadas, parece até que nasceu de pais errados (ou foi trocada na maternidade, rsrs).
Aqui em Brasília os descendentes de japoneses também abastecem (muito satisfatoriamente) o mercado com produtos típicos, especialmente os vegetais.
Adoro panquecas e fiquei com vontade de provar dessas.

Beijinho e boa tarde.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

não conheço os ingredientes mas pelo aspecto parece delicioso!
bjs

ameixa seca disse...

Não sabia o que era Nirá mas fui ver. Deve ficar bem interessante :)

Nereime disse...

Esse post para mim foi uma verdadeira aula Akemi, eu não conheço a maioria desses produtos orientais!!!
Mas gosto sempre de provar pois geralmente são saudáveis.
Deu vontade...
bjs

Anônimo disse...

oi akemi, que legal sempre tenho preguisa, mais esta ta facil vou fazer sucesso, beijos,(diulza)

Akemi disse...

Figos, quando vem estas vontades... só fazendo mesmo para sossegar! rsss

Marly, que bacana que sua filhota gosta de comida oriental! Ter acesso aos ingredientes então vai facilitar bastante a execuçao das receitas. Se tiver alguma dúvida, é só gritar!

Lili, obrigada!

Ameixa, é uma pena não poder compartilhar estes pratos orientais com vc, amiga!

Nereime, ter curiosidade já é o primeiro passo para experimentar ingredientes novos! Se tiver oportunidade de provar, depois me conte!

Diulza, é vapt vupt mesmo e vc pode usar outros legumes de sua preferência! ;-)

Mary - Strawberrycandy disse...

Que maravilha!
Beijinhos

Juliana disse...

Estou louca pra testar essa receita.
Aqui em Umuarama compro em super mercado cujo dono é Japones! Sempre encontro ingredientes interessantíssimos, mas não sei o que fazer com eles! kkkkk
Akemi, suas dicas são sempre bem vindas.

bjs

Beth disse...

oi Akemi, esse é meu primeiro comentário mas, já conhecia o seu blog à um tempo. O que me interessa principalmente porque ele apresenta várias receitas japonesas, o que eu, aqui no Jp tenho que aproveitar eqto estou por aqui. Mas, a minha primeira receita testada foi uma não típica japonesa... o Muffin de brownie. Ficou muito bom! http://the-chopsticks.blogspot.com/2010/02/valentines-day.html Agora tenho que testar esse tijimi, parece muito bom! Aliás, como todos os pratos que vc faz! bjs

Anônimo disse...

Boa Tarde Akemi,conheci seu blog atraves de minha tia do jp.Sou sua seguidora desde entao.moro em CG/MS onde concentra um nro grande de descendentes assim como sou.tenho parentes em maringa.qdo leio seus posts parece q lhe conheço a anos.gosstaria ate de conhece la pessoallmente.suas receitas adoroooo.uma fa sua q lhe escreve com carinho...bj linda.

Anônimo disse...

nao sou anonima sou a Mah Tamae

Akemi disse...

Mari, obrigada!

Juliana, certamente o dono também poderá dar muitas dicas para vc! Na feira encontro cada verdura diferente mas eu fico enchendo os feirantes perguntando em que usá-las! rsss

Beth, obrigada por deixar um alô! Já fui dar uma olhada nos seus muffins e estão muito apetitosos!

Tamae-chan, não imagina como fico feliz ao ler comentários carinhosos como o seu! Obrigada por todas as palavras, ganhei meu dia! :-)
Quem sabe o dia que vc vier para cá visitar seus parentes a gente não marca um encontro? Bjs

Anônimo disse...

Akemi fiz ficou delicioso,e facil de fazer. beijos.(Diu)

Valentina disse...

Amiga, adorei a ideia desta panquca. vou ler um pouco sobre nira para usar um substituto por aqui.x

ana costa disse...

Como eu a entendo !
Pois quando estava em S. Paulo sentia saudade do nosso pão português, dos nossos queijos enfim.
Agora tenho saudade da mandioquinha, da abóbora japonesa, das frutas etc.
Embora em Portugal haja já muita coisa o certo é que não estamos nos lugares certos.........comendo as coisas certas.
Já agora eu gostaria de provar essa panqueca, mas não sei o que é nicá, será que posso substituir por outa verdura?
Beijos
Ana

ana costa disse...

Já agora Akemi, pode dar uma visitinha ao meu blog: http://fundodepanela.blogspot.com, quem sabe você encontra algum prato interessante.
Beijos querida, atá mais

Sandra Tanabe disse...

Olá Akemi !!! Adoro suas receitas...gostaria que me enviasse se possível receita do caldo de arroz para sushi ,faço com 8 xícaras de arroz na panela elétrica , tento mas acho que meu sushi não agrada o pessoal aqui de casa devido ao tempero do arroz , desde já agradeço por sua atenção .

Akemi disse...

Sandra, faz tempo que não faço sushi mas uma vez fiz inarizushi usando como base o tempero deste blog e ficou bom, experimente:
http://kafkanapraia.blogspot.com.br/2006/06/inarizushi.html

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails