quarta-feira, setembro 22, 2010

Pão challat


Este post não era para existir. Foi assim: preparei o pão pela manhã e logo depois de assado tirei algumas fotos. Nenhuma ficou do meu agrado. Arrumava o pão assim, assado, fatiava, virava para lá, para cá... o tempo nublado também não colaborava para uma boa luz e já estava resignada a não publicar, mesmo o pão tendo ficado muito bom. Prometi a mim mesma fazer o pão numa outra oportunidade e fotografar novamente. À tarde fui para cozinha lanchar. Fatiei a trança, tirei o requeijão, a margarina e a geléia da geladeira e chamei o Luiz. Sentei e olhei para o pão. Uma linda luz caia sobre as fatias criando um efeito dourado de um lado com sombras do outro e nem pestanejei ao gritar para o maridão "NÃO MEXE NO PÃO!!!" e sair correndo para pegar a câmera. É, vida de blogueira tem dessas mas ainda bem que o Luiz já se acostumou com doideiras assim! rsss
Voltando ao pão, tirei a receita daqui. A explicação singela e bem-humorada sobre o pão me conquistaram e pesquisando aqui e ali fui descobrindo um pouco mais sobre o challat (pronuncia-se "ralá"). Gosto muito de conhecer a tradição, a origem e lendas por trás de algumas receitas e vocês? BTW não daria uma boa brincadeira entre blogs??? :)

1 ½ colher (sopa) medida de fermento seco para pão
1 ¾ xícara de água morna
½ xícara de açúcar
½ xícara de farinha de trigo

Numa vasilha grande, misture tudo e deixe descansar por 15 minutos para ativar o fermento.

Junte:

4 ovos grandes
½ colher (chá) de sal
½ xícara de óleo

Misture bem e vá adicionando farinha de trigo até dar ponto para trabalhar na mesa (cerca de 1 kg - 800g para mim foi o bastante). Eu coloquei um envelope de melhorador de pão mas é opcional.

Sovar BASTANTE (cerca de 20 minutos) até a massa desgrudar das mãos e ficar bem lisa. Junte um pouco mais de farinha se necessário mas cuidado para não deixar a massa dura e ressecada. Procure secar a massa batendo e sovando muuuuuuito. No começo é uma melação mesmo, gruda na mesa mas tenha fé e força, raspe tudo com espátula e continue a sovar. Modele numa bola e verá que chegou no ponto quando, ao apertar a massa com um dedo, ela oferece resistência e volta. Transfira para uma vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por 1 hora ou até dobrar de volume.

Dê alguns soquinhos sobre a superfície da massa e retire da vasilha. Divida em 6 porções (rende duas tranças enooormes) ou 12 para 4 tranças medias e modele em bolinhas. Cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Faça rolinhos com cada bolinha e trance de 3 em 3 ou 6 em 6 se tiveres habilidade!!!

Disponha em assadeira untada e enfarinhada, cubra com pano e deixe descansar mais 30 minutos. Pincele LEVEMENTE com ovo batido e polvilhe gergelim branco (muito ovo deixa a superfície dura).

Leve para assar em forno quente (205˚C) por 25~30 minutos ou até ficarem bem douradas.

Tire do forno e deixe esfriar em cima de grade.

19 comentários:

Cebolinhando disse...

Preciso confessar que ri alto na hora que li "NÃO MEXE NO PÃO!" haha muito bom, e parece muito gostoso tbm! Até mais! :)

Anônimo disse...

Ai Akemi-chan!! Me segura, quero comer esse paozinho aí agora! ^_^
Mas o "NAO MEXE NO PAO" foi o melhor!! Que coisa viu.. as minhas meninas aqui tb.. perguntam a cada coisa que faço " a mamae nao vai tirar foto hoje" ? ahahah, que engraçado!
A foto ficou linda!!

Beijinho querida!!

Cool Chic Style Fashion disse...

Ti è venuto davvero molto bene, brava ♥♥♥

Fla disse...

Hahahaha fiquei imaginando a cena...risos...
E que belo pão hein. ADorei.
Beijos

Lu disse...

eu adoro esses paes no cafe da manha...
bom dia
bjsssssssssss

Rachel disse...

Hehehe...gostei da saga da foto...se parece muito com a minha na hora de fotografar algum prato, nunca fica bom , mas comigo é a máquina que não ajuda, estou providênciando outra urgente, estou cansada de fotos fosca.
Realmente ficou lindo o efeito da luz e a receita do pão parece bem especial, vou testar aqui!
Bjuss!!!

Rosa Sumi disse...

Oi Akemi.
A primeira coisa que me chamou a atenção no post, foi a qualidade da foto, essa luz dourada ficou linda. Logo pensei, como ela fez isso? Vivendo e aprendendo, né? Como diz uma amiga minha, tenha calma porque as coisas acontecem no seu momento certo.
Bjs, Rosa.

Tricia disse...

rsrsrsrsrs aqui em casa isso já é comum... minhas filhas quando sentem o cheirinho do pão quentinho perguntam: ainda tem que tirar foto??? rsss mas ainda vão ter saudade disso!

Realmente a foto ficou linda!

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi...Akemi...Querida , é uma delícia visitar seu blog. Sou sua fã. Voçe é cozinheira, doceira, padeira e fotógrafa. Seu pão está lindo. A fotografia diz tudo. Quando a gente gosta de comer o que faz é muito bom.So o cheirinho de pão assando !!!!! . A Ofélia falava que uma casa com cheiro de comida é uma casa feliz. A sua com certeza é muito feliz. Um grande abraço. T.

Patricia Scarpin disse...

A fotoo ficou linda! Que cor, amiga!
Challah é mesmo uma delícia, já fiz algumas vezes, hum! Deu vontade de novo. :D

Lala disse...

hehehehe, adorei o post!Ri horrores!!! Nossos maridos tem uma paciência né??

bjs,

Akemi disse...

Cebolinhando, imagina o quanto meu marido sofre ne? rss

Lily, suas filhas já pegaram o espírito da coisa ne?

Stefania, grazie!

Fla, muito cômico mesmo!!! Tadinho do Luiz!

Lu, é verdade! São neutros e combinam com tudo!

Rachel, uma boa máquina ajuda mesmo, espero que adquira a sua em breve!

Rosa, muito sábia sua amiga! A oportunidade aparece quando menos esperamos mesmo!

Tricia, nossa vida de blogueira exige alguns sacrifícios mas o retorno na forma de carinho por parte dos leitores vale a pena!

Terezinha, mas eu que sou sua fã! Sempre com palavras amáveis que fazem meu dia muito feliz! Ahh, saudades da Ofélia, além de cozinhar muito bem também era sábia!! Bjs e bom final de semana!

Pat, querida, vc é muito gentil! Queria muito ter o seu talento para fotos! Bjss

Lala, eles merecem uma medalha, não acha??? rss

Michelle Kobashigawa disse...

おいしそう‼ (0q0)

Lau V. disse...

Valeu a pena, a foto ficou muito bonita! Luz linda.
O pão deve ser muito gostoso, hum!

Beijo

ameixa seca disse...

Já fiz mas, normalmente, amasso na máquina do pão. Fica uma delícia :)

Carla Colombo disse...

que deliciaaa!!!
pior, sou igualzinha vc!!! fissurada em tirar fotos de tudo, até quando vamos pra algum barzinho, ou restaurante, nada passa batido... ainda bem que quem me (nos) conhece já se acotumou com isso neh? hehehe
beijosssssssss

Haruko Artes disse...

deliciaaaaaaaaaaaaaaaa bjs

Cris disse...

Oi Akemi tudo bem?
Nossa que maravilha de pão, eu que sou super fã de panificação, já anotei a receita!

Sucesso pra você

Cris - Kitutis da Cris

Carol Ferreira disse...

Oi Akemi, passei aqui pra conhecer seu blog e fiquei encantada! Sou louca por pães e pelo que eu me conheço, vou testar todas as receitas!
Parabéns pelo trabalho e sucesso!

Carol - Testei e deu Certo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails