sexta-feira, maio 13, 2011

Falsa Casquinha de Siri


Nunca comi casquinhas de siri, mas lembro que a Cris uma vez postou uma receita e fiquei alucinada no Japão para encontrar as forminhas. Sempre que ia a alguma loja de departamentos era fatal eu procurar na área de louças e utensílios de cozinha as tais casquinhas. Na região onde estava não encontrei mesmo e tinha até desistido delas quando num passeio a Tokyo encontrei as benditas onde menos esperava, numa lojinha perto de um templo! Nem pestanejei, comprei na hora! Trouxe para casa e... nada. Coisa de doida ne? rsss Acabei não fazendo as casquinhas no Japão e as forminhas desembarcaram no Brasil intactas. Hoje finalmente foram estreadas! Ok, não são as casquinhas verdadeiras mas ficaram ótimas!


A receita peguei num blog que não lembro mais. Uma leitora enviou esta receita que ela criou porque não tinha siri onde morava e para satisfazer a vontade substituiu por atum e deu certo. Caso alguém saiba qual o blog, por favor me avise para creditar devidamente.


2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picadinhos
2 cebolas médias
4 tomates
1 copo de água
salsa e cebolinha a gosto
4 pãezinhos amanhecidos
3 gemas
2 latas de atum escorridas
suco de 1 limão
queijo parmesão ralado para polvilhar


Primeiro, despedace os pães com as mãos em pedaços menores.


Molhe no leite o suficiente sem encharcar.

Numa vasilha, misture o atum com o suco de limão.

Unte e enfarinhe com farinha de rosca as casquinhas ou ramequins.

Pré-aqueça o forno a 220oC.

Bata no liquidificador, as cebolas, tomates e cheiro verde com a água.

Refogue o alho no azeite e despeje a mistura do liquidificador e o atum. Misture e deixe ferver até dar uma leve encorpada. Enquanto isso, bata no liquidificador o pão demolhado com as gemas. Despeje no refogado e baixe o fogo. Misture sem parar até engrossar. Tempere com sal e molho do pimenta a gosto. Distribua nas casquinhas, polvilhe o queijo ralado e leve para assar até ficarem bem douradinhas. Sirva imediatamente com gomos de limão para cada um espremer na hora sobre as casquinhas. Na primeira foto, parecem gomos de laranja por causa da cor mas são limão-cravo, os únicos que tinha em casa! Fiz meia receita que renderam 7 casquinhas!


Um ótimo final de semana pra todas! :)

11 comentários:

Unknown disse...

Lindas as forminhas, e a receita íden!

Boa idéia pra quem não tem siri por perto como nós aqui nas MGs,

Abraço pra voce!

Fabiana disse...

Akemi,
POis é, passado o susto, agora vou tomar um cuidado dobrado na hora de lavar as laminas do processador.
Fiquei com tanto medo, que nem tive coragem de usar novamente.
Mas falando dessa receita...
Achei as forminhas lindas.
Ah, e lamento tanto,por não ter comprado as louças maravilhosas e baratas do Japão, só tinha olhos para outras coisas :(
E ficam tão bem apresentáveis....
gostei da receita, pois tenho alergia a frutos do mar, e essa com atum, ficou show de bola.
beijos e uma ótima semana

Jo Turquezza disse...

Já comi várias vezes casquinha de siri.
Mas tem que ser em lugar confiável, porque a maioria faz com qualquer peixe mesmo.
Essa receita parece apetitosa com atum, vou copiar.
Beijos.

Luciana Betenson disse...

Akemi, que delícia, sabe que uma vez vi para vender casquinhas prontas de massa folhada, iguaizinhas às verdadeiras? Aí não comprei e me arrepedi depois :-)

Cris disse...

Que forminhas lindas Akemi! Interessante esta substituição do siri. Você me lembrou de uma receita de falsa casquinha vegetariana, vou ver se acho aqui, é da época da faculdade ainda... Bjs, bom final de semana!

Gina disse...

Akemi,
Acho que sofremos do mesmo mal, colecionar forminhas e utensílios. Também tenho um conjunto que está na embalagem ainda...Aiaiai!
Mas as suas, além de graciosas, foram muito bem empregadas. Não sou muito de siri, prefiro o atum.
Bom final de semana!

Akemi disse...

Renata, obrigada!

Fabiana, nas lojinhas de 100yen tinha muita coisa boa, apesar que hoje em dia nessas lojas tem muita coisa que custa mais de 100 yen! rsss
Se pudesse traria mais mas haja dinheiro para transportar toda a quinquilharada que é pesada! Nem te conto quanta coisa veio quebrada, que ódio! T-T

Turquezza, experimente!

Luciana, por que vc foi falar nessas casquinhas??? Agora eu quero!!!! Bjss e obrigada pela visita!

Cris, fiquei curiosa sobre esta receita vegetariana! Depois compartilhe conosco, por favor!

Gina, não é uma sandice isso? Mas se quiser me ver feliz é me jogar numa loja de utensílios para cozinha!

Valentina disse...

ai que otimo a ideia do atum.bem versatil.gostei e vou anotar.

Eli disse...

Akemi eu já fiz uma com frango - tipo fazendo a valer a máxima de que brasileiro é realmente um povo surpreendente e não se aperta com nada ou falta de nada. hehehe

Amei o uso do atum e suas forminhas são lindas.

® disse...

Clah,
Tenho forminhas de cerâmica mesmo, feitas p comer petiscos em Minas =)
Adorei sua receita, com atum. Ainda não como, mas meu 'cumpadi' ama...e vai ficar mto feliz.
Um bejim bem grande no seu coração!

saalphotos disse...

achei a ideia interessante, como eu moro na españa, vou esperimentar fazer, vou guardar a ligaçao com o teu blog com carinho, eu sou de londrina.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails