quinta-feira, julho 28, 2011

Bolo gelado de coco

O bolo gelado foi um clássico das festinhas dos anos 80 mas para mim nunca sai de moda! Fácil de fazer e mais ainda de comer! Esta versão do chef Álvaro Rodrigues saiu esta semana no seu quadro "Mexeu tá pronto!" e atiçou tanto a minha larica que fiz no mesmo dia!
O bolo não é muito doce, ficou na medida para o meu paladar. Assei numa assadeira um pouco menor do que o recomendado e por isso o bolo ficou mais alto. Penso ser este o motivo da calda ter se concentrado mais no fundo. Fazendo na assadeira correta provavelmente ficará equilibrado.

* xícara medidora de 240ml

Bolo:

1 1/3 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
200ml de leite
75g de manteiga sem sal derretida e morna
3 ovos extra batidos levemente (60g cada)
1 colher (chá) rasa de essência de baunilha
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
uma pitada de sal

Calda:

1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200ml)
600ml de leite fervido e frio

Finalização:

200g de coco ralado seco
papel alumínio para embrulhar

Em uma tigela grande peneire o açúcar com a farinha de trigo e o sal. Misture bem com fouet. Em seguida abra uma cavidade no centro e adicione o leite, a manteiga derretida, os ovos batidos, a baunilha e envolva com auxílio do fouet até obter uma massa homogênea. Junte o fermento e envolva bem. Distribua a massa em uma assadeira retangular nº 03, untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido à 180ºC até que esteja dourado e firme (35 a 40 minutos). Deixe esfriar e corte em quadradinhos. Passe os pedaços do bolo na calda embebendo bem. Em seguida, passe pelo coco ralado e embrulhe na alumínio. Deixe na geladeira por algumas horas (de preferência de um dia para outro) antes de degustar!

*** o tamanho da assadeira muda ligeiramente conforme o fabricante mas em média tem 28x40cm.

*** ainda sobrou bastante calda, se quiser aproveite para fazer rabanadas! ;)

33 comentários:

Ana Laura disse...

Este bolo é o meu sabor de infância favorito!! Sempre ativa minhas melhores lembranças... Obrigada pela receita e pelo carinho de sempre compartilhar um pouco da sua história com a gente. Bjo

Daniela disse...

hum akemi que delícia! vou testar adoro esse bolo! Agora foi vc quem atiçou a minha larica kkkk
Esse pão doce aí de baixo tbm!
Akemi eu fiz 2 vezes o cinnamom rolls e não deu certo! a minha massa fica pegajosa e não dava ponto de véu nunca kkk ficou feio, mas mesmo assim comemos tudo kkk
qual é o segredo?? Vc faz igual ao video?? bjs

São Ribeiro disse...

ADORO BOLOS DE COCO, ESSE FICOU PERFEITO.
BJS

Akemi disse...

Ana Laura, então viajamos juntos por sabores e nostalgia!

Oi, Dani, experimente colocar menos líquido da próxima vez. O tipo de farinha, umidade do ar, tudo influencia para fazer pão. Se vc achou que ficou seco, mais líquido da próxima vez, muito mole, menos líquido! o importante é não desistir mesmo! Com a prática e experiências anteriores vamos aprendendo como proceder com o tipo de massa, a farinha que utilizamos e assim vamos melhorando cada vez mais!
Eu tbm comprei mais cardamono para fazer de novo, esses rolinhos de canela são mesmo muito bons!

São 33, são deliciosos mesmo! Reparou que ando numa fase coquística??? rsss

Ana disse...

Posso roubar um quadradinho?!!

Isabelle Bergamin disse...

Eu vou fazer!!!!!

Lua Limaverde disse...

Eu fico sempre com vontade de fazer esse bolo quando o vejo nos blogs porque nas festinhas da minha infância não tinha esse bolo! Nunca comi, acredita, Akemi? Preciso provar, rs. Bjs!

Jo Turquezza disse...

Adoro tudo com coco! Esse é simples e parece delicioso ....
Também podemos, ao invés de coco, passarmos o bolo pela paçoca passada pela peneira grossa ..... ai, tudo de bom.
Obrigada pela receita. Beijos.

dettinhaesperta disse...

Nossa deu ate agua na boca ele fica bem molhadinho,mas já estou te seguindo se puder me seguir tambem o meu blog é novo *--*
www.dettinhaesperta.blogspot.com

linksdistodaquilo disse...

Olá!

O bolo tem um aspecto bem delicioso!

Beijinho e tenha uma linda semana!!!

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia!!!
Minha tia fez este bolo e disse que é maravilhoso!!!

Bjs...

Diana disse...

Você está certa. Esse bolo nunca sai de moda.
VOu salvar a receita
bjos

Monalihsa Cávallaro disse...

Esse bolinho lembra muito a minha infância, festinhas na escola e aniversários de amigos tinha sempre o tal bolo gelado que todos amavam de paixão! =) Ótima sugestão, fiquei morrendo de vontade de comer! Bjoss

Marcia disse...

Oi Akemi ,tenho uma dúvida ,quando estava no Japão(eu tb morei lá)comi bolos levíssimos ,aqui por mais que tente eles não ficam daquele jeito!Você pode me dar uma dica para a massa de pão de ló ficar leve?Brigada

Akemi disse...

Marcia, acho que a farinha de trigo é mais pesada mesmo aqui. Experimente substituir um pouco de farinha de trigo por fécula de batata. Outra coisa é bater bastante os ovos para ficar bem aerado.

Gina disse...

Já vendi muito bolo gelado de coco, a long time ago...rs! Uma vizinha e eu trabalhávamos muito. Tudo começou com o bolo de coco e passou para os salgadinhos ... e doces.
Delícia, né?
Bjs.

Anônimo disse...

NOSSA AKEMI, QUE BOLO LINDO. PELO VISUAL SO DA PRA IMGINAR Q ESTÁ DELICIOSO. JA ESTÁ SALVO E COM CERTEZA FAREI NESSE FDS. OBRIGADA POR POSTAR. ABRAÇOS E UM OTIMO DIA.

Renata disse...

Tambem vou fazer nesse findis, entrei no site do Alvaro e vou fazer a dica do chef, molhar o bolo todo na assadeira mesmo, depois corto e embrulho.

beijossss

grazi disse...

que delícia!!!

Anônimo disse...

Ola Marcia,

creio que posso te ajudar a fazer bolos mais macios com a farinha de trigo do Brasil.Eu por exemplo, aprendi aqui nos U.S.A onde vivo ha mais de 15 anos que: para cada receita de bolo que se pede "somente farinha de trigo" deve se acrescentar 1/2 xicara das de cha de amido de milho.

Por exemplo: se a receita pedir 2 xicaras de farinha de trigo ,entao voce coloca 1 1/2 de farinha e 1/2 de amido.Voce vai perceber que a massa vai ficar mais leve ( aqui nos E.U.A e chamada de Cake Flour) e como sou muito curiosa ,fui fazer a pesquisa na biblioteca onde encontrei livros e mais livros de chefes famosos de cozinha tirando duvidas e dando dicas.Se voce quiser tentar...

Espero ter contribuido com alguma coisa.
um abraco a todos deste fantastico blog.

Adele Neubauer

Cristina disse...

Também vi o chef Álvaro Rodrigues fazendo esse bolo outro dia e fiquei com água na boca, fazíamos muito lá em casa "antigamente"!rs...
O seu está iressistível!
bjs e ótimo fim de semana!

Cristina disse...

socorro, que palavra foi essa que escrevi?? irresistível...isso sim!!rs...

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Akemi,
Adoro ese bolinho, vou experimentar sua receita.
Bj,
Lylia

Leca Macedo disse...

Adoro bolo gelado e me lembra minha vó.


Alessandra
http://cozinhadaleca.blogspot.com/

Letrícia disse...

Esse bolinho gelado de coco é pura nostalgia! deu vontade de comer :-)

Beijos!

Bruna Leite disse...

Humm esses bolinhos são os melhores!!!

Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey's! beijos

Fla disse...

Clássico e delicioso!
Beijos

Dani Bros disse...

Hum que coisinha mais gostosa!!!
bjks

Emilie Poulain disse...

Oi Akemi descobri ha pouco seu blog e tô feliz da vida...A proposito ja fiz uma torta salgada daqui indicada pela Patricia do technicolor, receita sua antiga acho q de 2007 que ficou uma maravilha :-)
Eu também fiz este bolinho de coco no dia seguinte que o Alvaro passou a receita, achei que no dia seguinte o bolo tava mais gostoso ainda! Show de bola! Bjs

Valentina disse...

Menina, amo este bolo. Uma vez fiz para o aniversario de dois anos do filho de uma amiga e foi um sucesso.

*Mary* disse...

Esse bolo me deixa tããão feliz!! Quando eu era pequena toooodas as festas tinham esse bolo, até de adulto!!

Maíra Salomão disse...

Esse bolo ficou perfeito! Já tinha testado outras receitas antes, mas esse é o verdadeiro bolo gelado da minha infância. Doce na medida e muito molhadinho!!

malu disse...

Estou anciosa pra fazer essa receita,e ver o resultado...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails